NOTÍCIAS 2014

ALTA DOS COMBUSTÍVEIS PODE IMPACTAR EM ATÉ 2,3% O CUSTO DO FRETE

Publicado em 31/01/2014


A partir do reajuste de preço dos combustíveis praticado pela Petrobras, o Departamento de Custos Operacionais, Estudos Técnicos e Econômicos da NTC & Logística – DECOPE – realizou um estudo para prever o impacto direto no custo operacional dos caminhões. A gasolina e o diesel tiveram aumentos de 4% e 8%, na refinaria, respectivamente.

 
A análise levou em conta o aumento de 7% na bomba, pois, segundo Neuto Gonçalves dos Reis, diretor técnico da NTC&Logística, o reajuste de 8% é válido apenas para o preço da refinaria e nem todo o aumento chegará às bombas. O cálculo considerou o consumo de combustível de um caminhão trator 4x2 tracionando carreta furgão de três eixos, com capacidade para 26,2 toneladas de carga.
 
“A previsão é que o custo tenha um aumento médio de 2,05% (distâncias de 800 km), mas o número pode variar para mais ou para menos de acordo com a distância percorrida pelo veículo”, explica Neuto. Para quilometragens longas (2,4 mil km), o aumento pode chegar a 2,24%.
 
Ainda de acordo com o estudo, o custo do caminhão pesado poderá sofrer um impacto de 0,73% quando o trajeto for de 50 km, 1,83% em um trajeto médio de 400 km e 2,30% quando o trajeto for muito longo. Deve-se levar em consideração que estes valores foram baseados em carga lotação e, dependendo da operação, a representatividade do combustível varia de 15% a 40%.
 
Em operações urbanas ou rotas curtas, o combustível pode representar entre 15 e 20% do custo de operação.  Já em uma operação rodoviária, por exemplo, do agronegócio, onde são utilizados veículos pesados que percorrem grandes distâncias, o peso do combustível pode subir para 40% ou mais.

Fonte: NTC&Logística
VOLTAR