NOTÍCIAS 2013

GLOBUS SE PREPARA RECEBER O ESOCIAL

Publicado em 07/12/2013

 

Com base no Ato Declaratório Executivo nº 5/2013, a partir de 2014 todas as empresas deverão se adequar ao eSocial, novo sistema de escrituração digital da Receita Federal, que funcionará com o objetivo de unificar em um único documento todas as informações vindas da Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social  (INSS), Ministério da Previdência (MPS), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB). Isso facilitará a ação do fisco e a aplicação de multas, pois evitará o excesso de informações enviadas, tais como: CAGED, CAT, RAIS, SEFIP e etc.

 

Para facilitar a gestão das empresas usuárias do sistema Globus, a equipe da BgmRodotec está empenhada em desenvolver uma solução que servirá especificamente para o envio dos  arquivos relacionados no leiaute disponibilizado pela Receita Federal ”O compromisso da BgmRodotec é garantir uma migração para o eSocial segura, ágil e sem custo adicional para os nossos clientes.” – enfatiza Lauro Freire, diretor da BgmRodotec.

 

Possíveis impactos causados por esta nova regulamentação exigirão que as empresas se adaptem às novas rotinas, aderindo termos tecnológicos e processuais para se ajustarem a quantidade de dados e das verbas oriundos da nova padronização da folha de pagamento. Veja alguns exemplos a seguir:

 

  • Eventos  Iniciais: Identificação do empregador/contribuinte, contendo dados básicos da sua classificação fiscal  e estrutura administrativa. É o primeiro evento a ser transmitido.
  • Eventos  não periódicos:: É um fato jurídico, trabalhista entre empregador e trabalhador que não tem uma data prefixada para ocorrer, como por exemplo, admissões, afastamentos temporários, comunicações de aviso prévio, acidentes de trabalho, férias, rescisões contratuais, entre outros deverão ser enviados em tempo real para a Receita Federal.
  • Eventos periódicos: São eventos que possuem periodicidade previamente definida para sua ocorrência, é composto pelas informações da folha de pagamento.
  • Identificação do trabalhador: Todos os profissionais deverão ser identificados através do número do CPF, além de fazer a validação dos dados cadastrais no site de Qualificação Cadastral, (serão validados CPF,  PIS e data de nascimento com base no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

É fundamental que as empresas busquem se familiarizar o quanto antes com o eSocial para evitar uma transição traumática quando o módulo estiver completamente concluído pela Receita Federal.

 

A BgmRodotec oferece a parte treinamentos direcionados ao conhecimento do eSocial e sobre as mudanças no módulo de folha de pagamento (Globus). Os interessados em participar devem mandar e-mail para comercial@bgmrdorodotec.com.br.

VOLTAR